Seis crianças com idades entre 7 e 9 anos fugiram, na tarde deste domingo (25), de um abrigo municipal localizado na Vila Vardelina. As crianças alegam sofrer maus-tratos por parte de funcionários da instituição. O caso mobilizou equipes da Polícia Militar, do Conselho Tutelar e até o prefeito da cidade, Sílvio Barros.
A Polícia Militar foi acionada por volta das 21h, após moradores encontrarem os menores na região do Maringá Velho, próximo à Praça do Peladão. De acordo com relatos, as crianças estavam descalças, com roupas leves e aparentando sinais de fome. Populares ofereceram bolachas e refrigerantes antes da chegada da polícia.
Com a aproximação da viatura, uma das meninas fugiu novamente. As outras cinco permaneceram no local. O Conselho Tutelar foi chamado, mas inicialmente recusou-se a atender à ocorrência, alegando que a responsabilidade era do abrigo. Após insistência da PM e registro em boletim de ocorrência, uma equipe compareceu e reconduziu as crianças à instituição.
Minutos após o retorno, a PM foi novamente acionada: cinco crianças haviam fugido novamente, desta vez na Avenida Mandacaru. Três delas eram as mesmas que haviam escapado anteriormente. As menores alegaram que foram agredidas ao retornar ao abrigo, motivando a nova tentativa de fuga.
Diante da gravidade da situação, o prefeito Sílvio Barros foi até o local, acompanhado por dois vereadores, representantes da Assistência Social e diversas equipes do Conselho Tutelar. Ele garantiu que a Prefeitura abrirá um procedimento para apurar as denúncias feitas pelas crianças.
A menina que havia fugido quando avistou a viatura da PM foi localizada horas depois. O caso segue sob investigação.
0 Comentários